domingo, 6 de abril de 2008

Última saudação a Chiara Lubich na Basílica de São Paulo, em Roma



Após breves intervenções de representantes de diversas Igrejas e religiões, foi transmitido ao vivo das 11 às 13h através de várias emissoras no mundo inteiro e pela internet. No Brasil o evento foi transmitido pela TV Canção Nova e pela Rede Vida.

Estavam presentes mais de 40 mil pessoas, provenientes da Itália, de outros países da Europa e dos vários continentes.
E muitas cidades a transmissão foi acompanhada através de um pool de emissoras que transmitiram o evento e com cerimônias litúrgicas simultâneas.

A celebração foi precedida por uma hora de cantos e de meditações de Chiara Lubich. Às 10h20 o féretro entrou na Basílica. Antes da celebração litúrgica, representantes de várias Igrejas cristãs e de outras religiões dirigiram a última saudação a Chiara.

A celebração eucarística das exéquias de Chiara Lubich foi presidida pelo card. Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, enviado pelo Papa Bento XVI.

Os con-celebrantes principais foram sete cardeais. Concelebraram outros nove cardeais, com mais de 40 bispos e centenas de sacerdotes.

Entre os políticos que anunciaram a presença estavam o presidente Romano Prodi, os ministros Giovanna Melandri e Rosy Bindi; os deputados Fausto Bertinotti, Gianfranco Fini, Pierferdinando Casini, o senador Giuseppe Pisanu, Savino Pezzotta. Além de numerosos prefeitos, principalmente das cidades que conferiram a Chiara Lubich a cidadania honorária.

Movimentos e novas comunidades - Fundadores: Andréa Riccardi (Santo Egídio), Ernesto Olivero (Sermig), Pe. Laurent Fabre (Chemin Neuf). Os presidentes: Pe. Julian Carron, sucessor de Pe. Giussani (Comunhão e Libertação), Salvatore Martinez (Renovação Carismática), Pe. Luis Fide Suarez Puerto (Mundo Melhor).

Personalidades ecumênicas - O Conselho Ecumênico de Igrejas foi representado pelo Rev. Dr. Martin Robra; a Igreja ortodoxa, pelo metropolita Gennadios Zervos, a Igreja Luterana, pelo bispo Christian Krause, ex-Presidente da Federação Luterana mundial. Estarão presentes também representates de Movimentos de outras Igrejas com que Chiara teceu, há tempo, um relacionamento de comunhão com os respectivos presidentes: Christophe d’Aloisio – ortodoxo (Syndesmos); Prof. Werner Hubner, luterano (Cvjm – ACM - Munique), Gerhard Pross - luterano (Encontro dos Responsáveis de Movimentos e Comunidades evangélicas da Alemanha).

Personalidades do mundo judaico: Lisa Palmieri, representante na Itália e junto à Santa Sé do American Jewish Committee e vice-presidente da Conferência Mundial das Religiões pela Paz (WCRP) para a Europa.

Entre as personalidades muçulmanas, o Imã El Pasha, da Mesquita de Harlem (EUA), o diretor do Centro Islâmico cultural de Roma, Dr. Redouane. Da Itália, o Presidente da comunidade Islâmica de Florença, o Imã Elzir Ezzedine e o Imã da Mesquita de Perugia, Abel Qader.

O mundo budista foi representado pelo Presidente do Conselho Diretor da Rissho Kosei-kai, Watanabe Yasutaka, chefe da delegação do Movimento leigo japonês, e pelo monge budista tailandês Phara-Maha Thongratana.

Transmissões televisivas - A cerimônia foi transmitida ao vivo pela RaiNews 24, Sat 2000, Telepace, e pela TV americana Ewtn, além das televisões Canção Nova e Rede Vida (Brasil) e de outras emissoras de dezenas de países, como França, República Tcheca, Espanha e Líbano.

Outras informações - O cerimonial do Palácio Palazzo Chigi (sede do premiê italiano) escoltou o carro fúnebre de Rocca di Papa a Roma.

Prestaram serviço 100 voluntários da Guarda Civil. A Prefeitura de Roma providenciou o material para a organização do evento, disponibilizando também água para os participantes, um ambulatório médico, banheiros químicos e o serviço da guarda municipal.

Agradecimentos à Presidência do Conselho, à Guarda Civil e à Prefeitura de Roma pelos serviços prestados.

Nenhum comentário: