terça-feira, 30 de outubro de 2007

"As razões do diálogo": Igino Giordani e o projeto do bem comum


Giordani e o Movimento Político pela Unidade

O deputado Igino Giordani participou do primeiro grupo de políticos italianos que procuravam viver entre si a fraternidade e que foram considerados como uma semente do Movimento Político pela Unidade. O movimento presidido por Lucia Fronza, nascido em 1996 na cidade italiana de Nápoles, reúne políticos e cidadãos comuns, das mais diversas linhas, partidos e atuações sociais. Com integrantes em diversos países, inclusive o Brasil, o MPPU tem como princípio a vivência da fraternidade – enquanto pilar do tríptico idealista da modernidade (liberdade, igualdade, fraternidade) - como objetivo e método da política.

O bem comum na prática política

Com o patrocínio da Câmara dos Deputados italiana, teve início em Roma em semana o ciclo de encontros - que se estenderá também ao ano que vem - sobre o pensamento do escritor Igino Giordani (1894-1980). Tendo sido também deputado e jornalista, Giordani foi no pós-guerra testemunha ativa da reconstrução da Itália e da Europa num tempo de expectativas e receios pela nova ordem mundial que se iniciava. A abertura do ciclo (24/10) teve como tema a reflexão do escritor sobre “As razões do diálogo”, considerada um pilar no ensinamento de Giordani.

Estão previstos ainda no ciclo sobre Igino Giordani encontros voltados a parlamentares e cidadãos com a exposição do pensamento do jornalista sobre: a paz (marcado para dezembro de 2007); a Europa (abril de 2008) e a família (junho de 2008). De acordo com a presidente do Movimento Político pela Unidade (MPPU), Lucia Fronza Crepaz, Giordani foi um político que se deixou “iluminar” pela fraternidade. “E essa experiência significa colocar os interesses particulares num segundo plano em relação ao interesse da comunidade”, afirmou. Segundo ela, o caminho de Giordani é o mesmo do MPPU: “ver a todos como participantes do mesmo projeto” voltado ao bem comum.
(Fonte: Editora Cidade Nova na internet - www.cidadenova.org.br)

Nenhum comentário: