terça-feira, 6 de maio de 2008

Run4unity/2 - A proposta dos adolescentes para mudar a cidade


Em conexão via satélite com 350 cidades, a partir de Praça Navona – Roma, lançamento do projeto “Vamos Colorir a Cidade”. Com entrevistas, coreografias, testimunhos, projetos, música e folclore dos 5 continentes. Transmissão direta para todo o planeta

“Vamos Colorir a Cidade”, um programa aberto ao futuro, para dar nova vida às cidades, cujos protagonistas são os adolescentes (dos 9 aos 16 anos). Foi lançado há três anos por Chiara Lubich que confiou a sua atuação ao Movimento Juvenil pela Unidade. Está sendo atuado nos cinco continentes. Na Praça Navona (Roma) os adolescentes irão lançá-lo novamente aos seus coetâneos e ao mundo dos adultos. Na praça estarão mais de 2000 jovens.

Os 6 pontos do projeto serão expressos com a original linguagem dos sinais matemáticos: + amor; - sofrimento; : com-partilhar; % o cêntuplo prometido pelo Evangelho; x cada um; ninguém excluído; = um, um mundo unido na fraternidade. E ainda com a demonstração concreta das experiências.

O revezamento ligará idealmente todos os continentes, com a passagem do bastão aos vários fusos horários. Uma corrida que tocará os pontos mais quentes do mundo, para exprimir o empenho de paz e unidades dos mais jovens.

Das 13 às 14h15 (horário de Brasília) – Graças à transmissão direta, via satélite, os adolescentes de todo o mundo – 100 mil, segundo as previsões- estarão reunidos para um encontro mundial.
Esta segunda edição de Run4unity tem uma característica especial: “Eu estarei na Praça Navona, como posso”, Chiara Lubich havia garantido aos adolescentes do Movimento Juvenil pouco antes de deixar esta terra e após ter acompanhado, a cada passo, a preparação deste evento. É a ela que os jovens, de todo o mundo, desejam dedicar Run4ynity 2008, como um “obrigado” mundial e para testemunhar o próprio compromisso em continuar a corrida para a atuação do seu sonho, a realização do testamento de Jesus: “que todos sejam um”.

É justamente da experiência de Chiara que se origina o projeto “Vamos colorir a cidade”. Como ela e os primeiros jovens que iniciaram em Trento, recuperando, com o Evangelho vivido, o tecido fragmentado da cidade, para depois alargar a sua ação até os confins do mundo, da mesma forma os adolescentes querem repetir esta experiência nas cidades de todo o planeta, colorindo com o amor “os ângulos mais cinzentos” dos ambientes onde vivem. Lá onde existe solidão e marginalidade, sofrimento e
conflitos, com milhares de projetos para levar paz e unidade.

E será Chiara Lubich (em RVM) que dará aos jovens o segredo para que as cidades revivam: a arte de amar. Como introdução serão entrevistados alguns daqueles que estiveram com ela desde o início do Movimento: Marco Tecilla, Silvana Veronesi, Eli Folonari.

Faz parte do programa uma conferência com Bolívar (Peru) e Jerusalém, e notícias do mundo, das inúmeras iniciativas que estarão se realizando nas 350 cidade coligadas e que uma redação de adolescentes “under 18” reunirá em tempo real no site do evento (www.run4unity.net).

A conferência terá como ponto de partida uma pergunta que exprime uma exigência profunda presente em muitos adolescentes: “Quem não gostaria de ver a sua cidade colorida pelo amor?”.
Por onde começar? A solução que eles propõem é uma pequena frase escrita no Evangelho: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles”. É uma “Regra de Ouro” que está presente também nos textos sagrados de quase todas as religiões e encontra-se inscrita no coração de cada homem. Desde a manhã os jovens a proporão nas próprias cidades, como programa a ser vivido naquele dia, aos milhares de coetâneos, colegas de escola, jovens de outras associações e movimentos envolvidos na iniciativa de Run4unity. Durante todo o programa se escutarão experiências sobre a Regra de Ouro, reunidas inclusive através de intercâmbios via internet.

Este evento mundial se concluirá com a resposta dos adolescentes ao convite de Chiara de fazer reviver as próprias cidades, amando a todos. Uma coreografia, partindo do palco, se misturará entre os jovens presentes na praça e traçará “desenhos de luz”, expressão do amor que nasce do Evangelho e que clareia as pequenas e grandes noites pessoais e do mundo.

Além do revezamento nas 350 cidades, a fantasia dos adolescentes idealizará as mais diferentes iniciativas. (ver www.run4unity.net).

Em Roma, sempre na Praça Navona, no dia 10 de maio, estão previstos outros dois momentos de coligação internet (às 8h30 e às 15h45, horário de Brasília).
(Fonte: Movimento dos Focolares na internet. www.focolare.org)

Um comentário:

Cris Diletta disse...

Não pude acompanhar a transmissão nem as atividades em Brasília, mas ouvi o depoimento de adolescentes que estiveram tanto em Roma quanto no colégio em Brasíla. Pulsou forte a certeza de que um mundo unido é possível e de podemos construí-lo já!