Movimentos e comunidades eclesiais envolveram 1,5 milhão de pessoas numa celebração alegre que testemunhou os valores da família segundo o desígnio de Deus."As expectativas e previsões dos últimos dias foram amplamente superadas". Toda a celebração se realizou num clima de profunda comunhão e alegria. Cada intervenção ressaltou a difícil realidade da família hoje e, ao mesmo tempo, testemunhou a esperança, a força, que a vida da “família cristã” tem na Igreja, como alicerce da sociedade”.
É o que nos escrevem os membros do Movimento dos Focolares de Madri, que participaram ativamente da preparação desse encontro, juntamente com o Movimento Neocatecumenal, Santo Egídio, Renovação Carismática, Comunhão e Libertação e outros Movimentos, em comunhão com as dioceses da Espanha. Foi um evento que superou as expectativas, inclusive pelo número de participantes: mais de 1,5 milhão de pessoas.
Os discursos de cinco fundadores e presidentes dessas realidades eclesiais, a mensagem de Chiara Lubich, os testemunhos das famílias, exaltaram a beleza da família unida, na qual cada geração dá a sua contribuição específica e indispensável: crianças – muito numerosas – jovens, adultos de todas as vocações, avós... mostrando o valor da fidelidade.
Tocante a conexão ao vivo com o Papa durante o Ângelus, na Praça de São Pedro: um novo e forte encorajamento “para que as famílias, inspirando-se no amor de Cristo pelos homens, dêem testemunho diante do mundo da beleza do amor humano, do casamento e da família”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário