quinta-feira, 19 de junho de 2008

“Encontrem na amizade com Jesus a alegria de anunciá-lo aos vossos coetâneos”

Na audiência geral de quarta-feira, 11 de junho, na Praça São Pedro, em Roma, Papa saúda as crianças do Movimento dos Focolares

Antes de sair de seus países tinham escrito: “No nosso congresso, em Roma, vamos nos encontrar com todas as gen 4 do mundo. Gostaríamos muito de cumprimentar o senhor pessoalmente”. E o “sonho impensável” se tornou realidade!
Uma centena de gen 4 (crianças de 4 a 8 anos, pertencentes ao Movimento dos Focolares), provenientes de vários países, especialmente extra-europeus, tiveram a alegria de saudar o Papa Bento XVI.

Passando entre os presentes na praça o Papa parou, por alguns momentos, com as meninas que se apresentaram como “representantes de todas as gen 4 do mundo”, e lhe presentearam com o Dado do Amor e a última publicação dedicada aos gen 4 e que reúne as suas experiências (“Il segreto del dado dell’amore”, editora Città Nuova).
No final da audiência o Papa lhes dirigiu algumas palavras: “Agradeço pela presença de vocês e faço votos que encontrem na amizade com Jesus a força necessária para anunciá-lo, com alegria e entusiasmo, aos vossos coetâneos, preparando-se, dessa maneira, para assumir as funções que as aguardam na Igreja e na sociedade”.

As gen 4 participaram de seu congresso internacional, em Castelgandolfo, de 12 a 15 de junho. Eram mais de 850, provenientes de 25 países. O congresso, que teve como título “Assim na terra como no céu”, previa, entre outras coisas, a projeção de vídeos de encontros que tiveram com Chiara, aprofundamentos sobre a vida de Jesus usando representações teatrais, uma linguagem ideal para a idade delas, usada como meio eficaz para aprender as bases do catecismo, encontros com protagonistas do início do Movimento, um grande jogo, com 20 etapas que recordavam vários episódios da vida de Chiara.

Sábado, 14 de junho, o encontro abriu-se a um público maior, a quem as gen 4 ofereceram uma festa em homenagem a Chiara, com cantos, danças, cartinhas e venda de produtos confeccionados por elas mesmas, para exprimir a gratidão de todas a Chiara.